DuPont Armura®

O Sistema DuPont Armura® foi certificado pelo Ministério da Defesa, após testar os materiais que o compõem, conforme a norma NBR 15000 - Nível I. Os vidros e painéis de Kevlar® também foram submetidos a severas condições de ataque para garantir a sua eficiência.

Todo veículo equipado com o Sistema DuPont Armura® conta com componentes blindados, como vidros, portas, teto, colunas, encosto do banco traseiro, tampão traseiro, caixas de rodas traseiras e para-lamas dianteiros, entre outros.

No caso dos vidros, os originais são substituídos por blindados DuPont Armura®. Para efeito de segurança, são imobilizados, nas portas traseiras, e, nas dianteiras, abrem quase completamente, embora a recomendação seja que permaneçam sempre fechados.

Os painéis de Kevlar® do Sistema DuPont Armura® são pré-moldados, para o encaixe preciso nos carros, tornando a instalação rápida e confiável. E, mesmo com a blindagem, o acabamento dos automóveis é sempre mantido o mais próximo possível da sua condição original de fábrica.

DuPont Kevlar®

A nova solução em blindagem da DuPont possui como base a fibra DuPont Kevlar®, que é utilizada para fazer os coletes à prova de balas da SWAT norte-americana. A tecnologia registra o maior índice de aplicação em projetos de segurança e proteção.

Essa fibra possui desempenho superior, em resistência à tração, característica de grande importância nas aplicações balísticas. Os painéis de DuPont Kevlar® do Sistema DuPont Armura® são leves, flexíveis e já vêm pré-moldados, para facilitar o encaixe preciso, tornando a instalação mais rápida e confiável.

Reconhecido como a marca líder em qualidade, nas diversas áreas de proteção, o DuPont Kevlar® é uma fibra de aramida produzida pela DuPont com propriedades balísticas que já ajudaram a salvar vidas de milhares de pessoas.

DuPont SentryGlas®

O Sistema DuPont Armura® utiliza o DuPont SentryGlas®, um polímero que melhora expressivamente a durabilidade dos vidros blindados, e evita a delaminação, ou seja, o surgimento de bolhas de ar.

O DuPont SentryGlas® é um material com propriedades estruturais que atribuem resistência a grandes esforços. Aplicado nas camadas intermediárias dos vidros blindados, o DuPont SentryGlas® oferece a resistência necessária para absorver a energia do impacto.

DuPont Spallshield®

Na camada interna dos vidros do sistema DuPont Armura®, é aplicado o Spallshield®, lâmina resistente que contribui para a retenção dos estilhaços do vidro no momento do impacto.

Desenvolvimento e validação DuPont Armura®

1. Criação Ferramental

São retirados moldes do veículo para o desenvolvimento das peças pré-moldadas de Kevlar® e composto de vidro blindado (SentryGlas® e Spallshield®).

2. Validação

Testes das peças protótipos que compõem a blindagem são realizados individualmente, antes da instalação (testes Stand Alone).

a. Instalação do sistema em um veículo protótipo para avaliação do encaixe e cobertura adequada para segurança de todo o habitáculo.

b. Validação balística: o veículo protótipo recebe inúmeros disparos para assegurar a performance da blindagem em todas as áreas, principalmente nos pontos críticos, como maçanetas, quadro de portas e teto solar. Nos testes, são consideradas situações críticas para a blindagem, como a intersecção dos materiais.

Mais de 300 projéteis são disparados em cada teste para validação do projeto e na busca da máxima performance da blindagem.

3. Autorização

Aprovado em todos os testes, o composto da blindagem está apto a ser replicado por meio do inovador sistema de produção industrial e comercializado em concessionárias, representantes homologados, ou diretamente pela DuPont.