Os Milagres da Ciência

Selecionar Indústria


Press Releases 2009

Solae, Hospital St. Michael’s e Universidade de Toronto publicam estudo sobre a dieta Eco-Atkins e suas vantagens para a redução de doenças cardiovasculares 

 

Um novo estudo demonstrou que uma versão vegetariana da dieta Atkins, com baixo teor de carboidrato, pode auxiliar a perda de peso e a redução do nível do colesterol LDL (também chamado de colesterol ruim) no sangue. A tradicional dieta Atkins é elaborada com alimentos com baixo teor de carboidrato e alto consumo de proteína animal. Embora demonstrassem até o momento que a dieta Atkins tradicional poderia resultar em uma moderada perda de peso, os estudos não demonstraram uma redução no principal fator de risco de doenças cardiovasculares, o nível de LDL (colesterol ruim).

Pesquisadores do Hospital St. Michael’s e da Universidade de Toronto, em conjunto com pesquisadores da Solae, LLC, empresa líder em inovação e tecnologia de proteína de soja, publicaram o primeiro estudo já realizado que verificou o efeito de versões modificadas da dieta Atkins na perda de peso e fatores de risco de doenças cardiovasculares. O estudo foi publicado na última edição do Archives of Internal Medicine, e observou a redução de peso e de fatores de risco cardiovasculares em indivíduos que seguiram uma dieta com baixo teor de carboidrato e alto consumo de proteína vegetal, incluindo soja.

Participaram da pesquisa quarenta e sete homens e mulheres obesos, com elevadas taxas de colesterol e triglicerídeos. Os indivíduos receberam uma dieta de baixo teor de carboidrato, cuja fonte de proteína era vegetal, incluindo soja, ou uma dieta ovo-lacto vegetariana, com alto teor de carboidrato e baixo teor de gordura por quatro semanas. A restrição calórica foi similar em ambos os grupos. Foi observada redução de peso e pressão arterial em ambos os grupos, porém, o grupo que ingeriu a dieta com baixo teor de carboidrato e alto teor de proteína apresentou também reduções significativas no colesterol LDL e em outro fator de risco cardiovascular como apolipoproteínas, triglicerídeos e pressão arterial.

Os resultados demonstraram que os indivíduos que ingeriram a dieta com baixo teor de carboidrato e caloria, elevado consumo de proteína vegetal, óleos e fibras, perderam peso e apresentaram melhora no nível de colesterol sanguíneo e outros fatores de risco de doenças cardiovasculares. Estas descobertas sugerem que uma versão alternativa da dieta Atkins, que utiliza proteínas vegetais, é melhor do que uma dieta de perda de peso com alto consumo de carboidrato na redução de fatores de risco de doenças cardiovasculares.

“Nosso estudo demonstrou que quando uma dieta com baixo teor de carboidrato foi ingerida utilizando alimento vegetal ao invés de proteínas animais e gorduras, as vantagens são observadas na redução do colesterol e pressão arterial,” disse o Dr. David J. A. Jenkins.  “A proteína de soja e as nozes foram valiosas fontes de proteína, além do que, as nozes também são fontes saudáveis de óleo. Estes alimentos individualmente foram relacionados à redução do colesterol em estudos anteriores.”

Diversos estudos demonstraram que a ingestão de soja pode ser associada com a baixa incidência de algumas doenças crônicas, principalmente as doenças do coração.  Estas descobertas resultaram na aprovação da alegação de saúde da proteína de soja e doença cardiovascular pelo FDA (Food & Drug Administration), agência regulatória americana, em 1999. A alegação de saúde aprovada pelo FDA declara o consumo diário de 25 gramas de proteína de soja para a redução dos níveis de colesterol e riscos de doença cardiovascular. Em 2005, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) validou a alegação de saúde que diz que 25 gramas de proteína de soja ao dia podem ajudar a reduzir o colesterol. O consumo da soja deve ser associado a uma dieta balanceada e hábitos saudáveis de vida.

“Embora a ingestão total de caloria seja fator importante na perda de peso, uma dieta à base de proteína vegetal que inclua soja, ao invés de proteína animal, proporciona benefícios adicionais que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares,” declarou Dr. Greg Paul, especialista em nutrição esportiva da Solae e um dos autores deste estudo.  “Estas descobertas se somam as outras evidências sobre a importância da proteína de soja na redução do risco de doenças cardiovasculares.” 

O estudo confirma os benefícios da proteína de soja para a saúde do coração. As pesquisas continuam demonstrando que o consumo de 25 gramas de proteína de soja por dia resulta em uma importante e significativa redução no colesterol total e LDL. Alimentos à base de soja podem facilmente ser incorporados a uma dieta saudável, com baixo colesterol e gordura que pode incluir uma variedade de produtos, como, por exemplo, barras de cereais, bebidas, hambúrguer vegetariano, biscoitos e cereais, possibilitando uma alimentação saudável e conveniente para os consumidores.