Os Milagres da Ciência

Selecionar Indústria


DuPont Packaging Graphics América Latina

Noticias

Neu-Isenburg, Alemanha, 3 de Junho de 2008

A DuPont Expõe os Resultados dos Estudos sobre a Avaliação do Ciclo de Vida dos Processos de Impressão

Dois estudos indicam que o processamento de chapas térmicas oferece grandes vantagens ao meio ambiente em comparação com outras alternativas

A DuPont  levará ao conhecimento do público os resultados dos dois Estudos sobre a Avaliação do Ciclo de Vida “Life Cycle Assessment “(LCA)  na Drupa 2008, Hall 8B, Estande B23. Um dos estudos compara o impacto no meio ambiente da impressão flexográfica com a impressão rotogravura, enquanto o outro compara o impacto do processo de chapas térmicas com processo com solventes para flexografia.  Os resultados do Estudo LCA proporcionam informações referentes ao consumo de energias não renováveis e a emissão de gases de efeito estufa (GHG’s), dois dados importantes para avaliar o impacto no meio ambiente de um produto ou processo.

Os resultados do estudo que compara a impressão flexográfica com a rotogravura indicam que a utilização somente do processo flexográfico implica uma redução significativa tanto de energias não renováveis como de emissão de gases de efeito estufa de aproximadamente 50% ao se converter a embalagem flexível em um filme de plástico. Em termos simples, significa que para cada milhão de metros quadrados de substrato impresso que foi mudado de rotogravura para flexografia, a economia em energia não renovável seria equivalente a, aproximadamente, 25.000 galões (aprox. 94.750 litros) de gasolina e a economia na emissão de gases de efeito estufa seria equivalente a retirar da estrada 40 automóveis por ano.1 . Como medida de referência, a indústria Européia de Embalagem Flexível consome mais de 2,6 milhões de toneladas de filme de plástico2 equivalente a várias centenas de milhões de metros quadrados.

Se levarmos em consideração somente o processamento de chapas, os resultados do estudo que compara o processo térmico com o processo de chapas com solventes em flexografia, vemos que os resultados do processo térmico de chapas proporciona, como resultado, uma redução em energia não renovável de, aproximadamente, 60% e uma redução de emissão de gases de efeito estufa de, aproximadamente, 51%. Ou, dito de outra forma, para cada 10.000 metros quadrados de chapas flexográficas processadas, a economia de energia não renovável seria equivalente a aproximadamente 8.800 galões (aprox. 33.350 litros) de gasolina e a economia na emissão de gases de efeito estufa seria equivalente a retirar da estrada 16 coches cada ano.1    As oportunidades de redução são significativas para uma indústria que processou vários milhões de metros quadrados de chapas flexográficas.

“A Avaliação do Ciclo de Vida (Life Cycle Assessment) é um método rigoroso de examinar o impacto de um negócio no meio ambiente”, diz Lisa DiGate, diretora global de negócio, DuPont Packaging Graphics. “Escolhemos os processos ISO e Peer Review devido a que um envase sustentável é importante para um futuro saudável, tanto para a nossa indústria como para o meio ambiente”.

A Life Cycle Assessment, a ferramenta utilizada para avaliar o impacto no meio ambiente, examina materiais, consumo de energia e as principais emissões no meio ambiente.  É um processo formal, com diretrizes específicas para determinar o que é necessário medir, como reunir as informações e como conduzir a avaliação do impacto no meio ambiente e, finalmente, como interpretar os resultados.  O LCA da DuPont inclui tanto fornecedores como clientes e avalia as matérias primas, a energia, os resíduos e as emissões envolvidas no processo – desde a fabricação das matrizes até a impressão do produto final na impressora. Os estudos LCA foram efetuados de acordo com a normativa ISO 14040 e 14044 e as normas Peer Review, por uma equipe de cinco especialistas independentes coordenados pela Five Winds International, uma empresa consultora mundial reconhecida por sua experiência em desenvolvimento sustentável.  Os resultados do estudo LCA da DuPont foram provisoriamente aprovados, estando pendentes as últimas assinaturas da equipe de especialistas de LCA e Peer Review.

DuPont espera poder publicar o relatório LCA completo em fins de junho de 2008.

 

Nota 1:  Baseado em uma estimativa clássica de um automóvel normal de passageiros dos EUA.

Nota 2:  Fonte: PCI Films Consulting, Ltd

#   #   #

3 de junho de 2008

 

A DuPont Packaging Graphics (http://www.packaging-graphics.dupont.com) é o fabricante líder mundial de chapas   flexográficas para a indústria de Embalagem em formato analógico e digital e oferece o mundialmente conhecido sistema de  chapas flexográficas Cyrel® FAST  para ser utilizado nos fluxos de trabalhos digitais.

A DuPont (http://www.dupont.com) é uma empresa científica. Fundada em 1802, a DuPont aporta novas soluções sustentáveis e essenciais por meio da ciência, para conseguir que todas as pessoas, em todo o mundo, tenham uma vida melhor, mais segura e saudável. Operando em mais de 70 países, a DuPont oferece uma ampla gama de produtos e serviços inovadores para os mercados de   agricultura, nutrição, eletrônica, comunicações, segurança e proteção, doméstico e de construção, transporte e indumentária.

Para mais informações, visite http://www.cyrel.com  ou entre em contato com:

América do Norte:
Dian E. O'Leary
+1 302 999 5483      
dian.e.oleary@usa.dupont.com

Europa MEA [Revendedores do Oriente Médio]:
Jean Pierre Richard
+49 (0)6102 18 4400
jean-pierre.richard@deu.dupont.com

Ásia Pacífico:
Vijay Ramachandran
+86 136 21797571      
vijay.ramachandran@chn.dupont.com

América Latina:
Valeria Martinez
+5411 4021-4801      
valeria.martinez@arg.dupont.com