Os Milagres da Ciência

Selecionar Indústria


DuPont Packaging Graphics América Latina

Notícias

São Paulo, Brasil, 18 de Abril de 2011

Ciência e inovação marcam participação da DuPont na Brasilplast 2011

Empresa apresenta soluções inovadoras para o mercado de plásticos, além de projetos de coloboração com os principais clientes da companhia

Trabalhar no desenvolvimento de produtos e soluções que estejam em sintonia com as necessidades globais faz parte da estratégia de crescimento da DuPont. Presente no mercado há 209 anos, a empresa atua de forma colaborativa junto aos seus clientes e fornecedores para solucionar os maiores desafios do mundo, iniciativas que norteiam o seu novo posicionamento de mercado e que serão apresentadas na décima terceira edição da Brasilplast 2011 (Feira Internacional da Indústria do Plástico), principal feira do segmento plástico da América do Sul.

Posicionada como uma empresa de Ciência e Inovação, a DuPont avalia importantes tendências mundiais decorrentes do crescimento acelerado da população, que em 2011 alcançará a marca de sete bilhões de habitantes, número que deve ultrapassar os nove bilhões até 2050 segundo estudos conduzidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por essa razão, a ciência e o crescimento da companhia estão orientados para o aumento da produção de alimentos, redução da dependência por combustíveis fósseis e proteção de vidas e do meio ambiente.

Durante a Brasilplast 2011, quatro importantes divisões da companhia vão apresentar suas inovações para a indústria de plásticos e em linha com as atividades da DuPont no desenvolvimento de produtos e soluções para os desafios futuros.

Compartimentos plásticos mais leves e resistentes

A DuPont é reconhecida mundialmente por fornecer polímeros de engenharia para a composição de componentes plásticos automotivos. O maior benefício da tecnologia está no baixo peso que esses materiais agregam ao veículo, refletindo em menor gasto de combustível e redução na emissão de CO2 sem qualquer alteração na performance.

DuPont™ Zytel® PLUS e DuPont™ Zytel® HTN são os polímeros de engenharia que mais atendem as necessidades da indústria de automóveis em redução de peso, custo e emissão de carbono. “A indústria automotiva está demandando por materiais leves, duráveis e resistentes quando expostos a soluções químicas agressivas ou a altas temperaturas. Os polímeros da DuPont figuram como alternativas de sucesso na substituição do aço, reduzindo o peso do veículo, o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de poluentes”, comenta Rogério Colucci, gerente de Marketing para o segmento Automotivo da divisão de Polímeros de Engenharia da DuPont.

Atualmente, a empresa também conta com uma linha de polímeros desenvolvidos a partir de fontes renováveis de origem vegetal, o que garante ainda mais sustentabilidade no desenvolvimento dos compartimentos plásticos dos veículos. DuPont™ Hytrel® RS, DuPont™ Zytel® RS e DuPont™ Sorona® possuem propriedades muito similares aos polímeros convencionais, com excelente performance e rigidez.

Soluções para o mercado de energias alternativas

Em linha com o desafio de reduzir a dependência por combustíveis fósseis, a DuPont está trabalhando no desenvolvimento de materiais que permitam inovações tecnológicas no segmento de energias alternativas. Os polímeros de performance da DuPont, como Rynite® SUV, pode ser aplicado em painéis fotovoltaicos para a geração de energia elétrica e em painéis solares para aquecimento de água. Peças de alto desempenho, desenvolvidas a partir de DuPont Vespel® e DuPont Kalrez®, substituem metais e borrachas, prolongando a vida útil e melhorando a eficiência dos equipamentos usados na indústria sucroalcooleira.

É cada vez maior a demanda por fontes energéticas limpas e renováveis e, para ajudar no desenvolvimento desses mercados, a DuPont está investindo em pesquisa e projetos na América Latina para oferecer produtos e soluções a partir de polímeros com desempenho similar ou superior aos materiais convencionais”, comenta Eric Rocha, líder de Marketing para o segmento Industrial, Consumo e Energia da divisão de Polímeros de Engenharia da DuPont.

Atualmente, a DuPont também dedica recursos técnicos e tecnológicos para o desenvolvimento de novos materiais e soluções para atender a indústria de Petróleo e Gás, principalmente no que diz respeito à área de exploração e produção. DuPont™ Pipelon® , DuPont™ Hytrel®, DuPont™  Delrin® e DuPont™  Viton® estão entre as ofertas da empresa na promoção de barreiras químicas contra agentes altamente corrosivos. “As exigências dessa indústria em termos de permeabilidade, resistência química, hidrólise, isolamento térmico e resistência mecânica são elevadas, o que demanda polímeros altamente resistentes. Além de oferecer produtos que atendam essas necessidades, contamos com polímeros de origem vegetal, oferecendo maior eficácia e proteção às pessoas e ao meio ambiente”, destaca Loraine Antunes, líder de Marketing para a América Latina dos segmentos Industrial, Consumer e Energia da DuPont da divisão de Polímeros de Engenharia da DuPont.

Melhorias no processo de reciclagem das embalagens plásticas

Contar com tecnologias que permitam a recuperação e reciclagem de embalagens plásticas figura como um dos desafios mais importantes para a indústria e sociedade. Atenta a essa necessidade, a DuPont aprimorou a aplicação do modificador DuPont™ Fusabond® como compatibilizante dos distintos polímeros que compõem a embalagem multicamada de defensivos agrícolas. Graças ao produto, as camadas das embalagens podem ser compatibilizadas durante o processo de reciclagem por extrusão, dando origem a um material com excelente propriedade mecânica. “É um projeto inovador por agregar valor ao produto reciclado, que adquire características similares ou superiores às matérias-primas virgens”, destaca Bruno Bezerra, especialista de Marketing para o segmento de Tailored Materials da DuPont Packaging & Industrial Polymers.

Em reconhecimento ao valor e importância do projeto para a recuperação e reciclagem dos resíduos sólidos produzidos pela sociedade, o projeto recebeu o Prêmio ECO 2010, organizado e concedido pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM).

Atualmente, a DuPont trabalha para estender a aplicação de Fusabond® em outros processos de reciclagem, uma vez que todas as embalagens com base polimérica podem ser recuperadas. Nesse processo, a empresa oferece assistência técnica no reconhecimento dos materiais que serão reciclados e o produto da linha DuPontTM Fusabond® a ser utilizado.

Embalagens atrativas e seguras

A DuPont possui produtos que permitem a composição de embalagens altamente eficazes na preservação das propriedades químicas e nutricionais dos alimentos, evitando desperdícios durante o transporte e armazenamento.

DuPont™ Appeel® consiste em uma linha de produtos desenvolvidos para selar frascos, potes ou bandejas, garantindo um fechamento hermético da embalagem e permitindo uma abertura fácil. Entre as suas aplicações de sucesso, destaque para um produto que é sucesso no mercado brasileiro: Hot Pocket® da Sadia. “Graças ao Appeel®, o consumidor tem condições de abrir a embalagem do alimento de maneira rápida, prática e com todas as garantias de proteção e conservação do alimento”, ressalta José Boaventura, gerente de Marketing da divisão de Polímeros para Embalagem e Produtos de Consumo da DuPont. Embora o uso de DuPont™ Appeel® seja muito comum no mercado de alimentos, existe um grande potencial para aplicação em produtos farmacêuticos e higiene.

Outra linha importante do portfólio é DuPont™ Surlyn®, cuja aplicação ocorre em embalagens de carnes e cosméticos. No mercado de alimentos, o produto se diferencia por oferecer elevado brilho, transparência e resistência à perfuração. Além disso, Surlyn® garante barreira contra a passagem de gorduras e excelente selagem mesmo na presença de contaminantes como óleos, gordura ou pó, eliminando perdas de produto e da embalagem desde o envase até o ponto de venda. Atualmente, a Mortadela Ouro da Perdigão conta com essa tecnologia em embalagem.

O processo de impressão também figura como uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de uma embalagem. No caso das embalagens flexíveis, é fundamental contar com sistemas que reduzam o impacto no meio ambiente e que acelerem a produção.

Durante a Brasilplast 2011, a DuPont também apresentará os benefícios de Cyrel® FAST -  tecnologia usada no processamento térmico a seco de chapas de fotopolímero – para o mercado de impressão flexográfica. O sistema permite qualidade superior de impressão por meio de um processo que não utiliza solvente e, consequentemente, com baixo impacto ambiental. Por eliminar a fase de secagem, obrigatória no processo tradicional de confecção das chapas, DuPont™ Cyrel® FAST reduz o tempo de gravação dos clichês para menos de uma hora. Dessa forma, é possível alcançar maior produtividade no processo de impressão e, consequentemente, no envase dos alimentos.

“Além da uniformidade, consistência e estabilidade em toda a impressão, DuPont™ Cyrel® FAST possibilita uma melhoria no processamento e no ambiente físico, sendo o sistema mais seguro e sustentável do mercado quando comparado com as tecnologias que utilizam solvente", afirma Rui Mariano dos Santos, gerente de Vendas de Packaging Graphics da DuPont no Brasil. Os clichês de impressão DuPont™ Cyrel® FAST oferecem excelente transferência de tinta, durabilidade, uniformidade de espessura e uma significativa resistência ao ozônio. A oferta inovadora é composta por clichês digitais e analógicos, todas projetadas para suprir as necessidades de uma impressão de qualidade em flexografia.

Cor e resistência em peças plásticas de alto desempenho

Outro componente amplamente utilizado pela indústria de plásticos é DuPont™ Ti-Pure®. O pigmento branco é utilizado como matéria-prima nas empresas de transformação de plásticos, produtores de masterbatches e fabricantes de embalagens, proporcionando qualidade superior no produto acabado em design, performance mecânica, resistência e cor de peças e embalagens  plásticas.

Entre os diferenciais do produto, destaque para os tratamentos superficiais que garantem resistência às variações bruscas de temperatura e às ações das intempéries. DuPont™ Ti-Pure® também auxilia na dispersão dos aglomerados e no aumento de produtividade de compostos e concentrados.  O tamanho de partícula de todos os produtos da linha para aplicação em plásticos permite a fabricação de produtos com alta opacidade, tonalidade mais branca e azulada, facilitando o desenvolvimento de formulações das mais diversas cores.

 

Serviço

Brasilplast | 13ª Feira Internacional da Indústria de Plástico

09 - 13 de maio de 2011

Pavilhão de Exposições do Anhembi

Avenida Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo, SP

Localização do estande da DuPont: ruas D60 e D61

 

Sobre a DuPont

A DuPont é uma empresa de Ciência. Fundada em 1802, a DuPont coloca a Ciência para trabalhar na criação de soluções que tornam a vida das pessoas melhor, mais segura e mais prática. Com operações em mais de 70 países, a companhia oferece ampla variedade de produtos e serviços inovadores para mercados como segurança, agricultura, alimentação, casa e construção, comunicação e transporte.