2012 Issue 2: Eficiência e confiabilidade para uma produção ideal

Desafios no setor do Petróleo e Gás resolvidos por soluções comprovadas pela indústria

 

  

 

De uma perspetiva da ciência dos materiais, a indústria de petróleo e gás estabelece com frequência os pontos de referência mais exigentes no que se refere ao desempenho, longevidade e resistência à produtos químicos e ambientes agressivos.

A DuPont coloca a ciência para trabalhar, oferecendo uma abordagem sistemática que enfrenta os atuais desafios da indústria mais exigente e rigorosa. A DuPont utiliza da sua experiência operacional e inovação tecnológica de 210 anos para ajudar os clientes a criarem valor. Efetivamente, graças aos seus muitos anos de experiência na indústria de petróleo e gás, em conjunto com um conhecimento profundo das suas necessidades , a DuPont encontra-se em posição de poder oferecer diversas soluções, todas elas concebidas para ajudar a resolver alguns dos desafios mais difíceis.

 

Os materiais de altodesempenho da DuPont Polímeros de Performance podem ajudar a lidar com questões de uma indústria extremamente exigente e incluir tecnologias de materiais que foram formulados especificamente para substituir ou melhorar as tubulações metálicas com alternativas economicamente viáveis, para aumentar a confiabilidade e desempenho das bombas, reduzir a corrosão e a erosão e melhorar o desempenho e diminuir os custos em aplicações vedantes.A indústria de petróleo e gás beneficia-se também da ciência dos materiais e da inovação da DuPont, que promove a colaboração e o desenvolvimento de aplicações especializadas utilizando materiais estáveis para proporcionar um desempenho duradouro e elevado em ambientes operacionais agressivos, onde realmente fazem diferença. Através das soluções da DuPont para petróleo e gás, os clientes podem criar mais valor através de tempos de ciclo mais rápidos, interrupções reduzidas, inexistência de vazamentos ou contaminação, menor tempo de paradas, menos custos de manutenção e maior produtividade em geral.

 

Os engenheiros na área do petróleo e gás tem especial interesse pelos materiais da DuPont Performance Polymers já comprovados em campo: peças em perfluoroelastômero DuPont™ Kalrez®, peças em poliimida DuPont™ Vespel® fluoroelastômeros DuPont™ Viton®, soluções de tubos poliméricos DuPont™ Pipelon® e TPC-ET DuPont™ Hytrel®.

 

Soluções para vedações de elevado desempenho

 

As peças em perfluoroelastômero DuPont™ Kalrez® (como "O rings", anéis em V, coifas e peças customizadas) podem resistir a mais de 1800 produtos químicos diferentes, oferecendo simultaneamente a estabilidade às altas temperaturas do PTFE (até 327 °C). Em campo, as vedações em Kalrez® têm demonstrado poupar entre 10 % e 20 % em custos totais no funcionamento do sistema em processos químicos e petroquímicos; enquanto os dados em arquivo revelam tempos de vida útil que ultrapassam em muito (até cinco vezes mais) as vedações "O-rings" de outros materiais diferentes do perfluoroelastômero, conduzindo a uma economia de 98 % em custos com vedações "O-rings", instalação, tempo de paradas e perda de produtividade.Os cientistas da DuPont têm desenvolvido peças de perfluoroelastômero DuPont™ Kalrez® 0090 que proporcionam uma extraordinária resistência à rápida descompressão de gás repetida. Em ensaios realizados por terceiros com o objetivo de respeitar normas reconhecidas globalmente, os "O-rings" obtiveram as melhores classificações possíveis, sem quaisquer fendas, orifícios ou bolhas internas. Além disso, para proporcionar uma resistência extraordinária à rápida descompressão de gás, as juntas DuPont™ Kalrez® 0090 apresentam outras propriedades que asseguram um melhor desempenho em ambientes agressivos do setor de petróleo e gás; essas propriedades incluem uma impressionante resistência química, enorme capacidade térmica e alto módulo sob baixo alongamento.

 

DuPont™ Vespel®: melhorar a eficiência e a confiabilidade

 

As peças Vespel® têm um longo registro comprovado de sucesso em bombas e outros equipamentos para as indústrias de processamento químico e de hidrocarbonetos e podem proporcionar aperfeiçoamentos substanciais em termos de confiabilidade das bombas e eficiência energética a custos significativamente menores do que as alternativas atuais.

 

Estes combinam uma resistência extraordinária com menor desgaste, baixa fricção e extrema tenacidade, ajudando as peças a sobreviver às condições de funcionamento a seco de longa duração, serviço criogênico a partir de -253 °C até alta temperatura de serviço não abrasiva a 288 °C.
high-temperature service at 288°C.

 

Aplicações de Alta Exigência

 

As peças em Vespel® CR-6100 proporcionam resistência à alta temperatura e resistência química extraordinária aos halógenos e aos outros gases agressivos, tornando-as adequadas para aplicações em sedes de válvulas de compressores. A elevada resistência à fadiga, a excelente planicidade e a resistência e rigidez para suportar pressões elevadas associadas a uma superfície vedante eficaz permitem que as peças Vespel® CR-6100 mantenham uma vedação estanque em uma vasta amplitude térmica.

 

As peças DuPont™ Vespel® CR-6100 podem também substituir metal e outros composites em aplicações como anéis de desgaste, os quais podem funcionar com uma folga muito menor do que os componentes metálicos. As folgas mais apertadas poupam energia ao melhorar a eficiência das bombas e ao reduzir consideravelmente a vibração, eliminando o desgaste de outros componentes das bombas e aumentando os intervalos entre assistências técnicas. Podem também ajudar a reduzir os tempos de paradas e os níveis de emissão, continuando a funcionar durante várias interrupções do processo que possam produzir condições de funcionamento a seco ou de baixo fluxo.

 

As peças DuPont™ Vespel® CR-6100 respeitam a norma internacional ISO 13709 e a norma API 610 do Instituto Americano de Petróleo e apresentam registo comprovado de sucesso em componentes de desgaste para bombas – encontrando-se atualmente em funcionamento em mais de 5000 bombas, em mais de 100 refinarias e centrais petroquímicas em todo o mundo.

 

Líder histórico

 

Os fluoroelastômeros Viton® têm sido utilizados nos setores de exploração de petróleo e gás, produção, refino e em melhorias em geral durante mais de 50 anos. Possui a certificação ISO 9000 a nível mundial e revela uma excelente resistência aos combustíveis e produtos químicos agressivos, tornando-o a solução preferida para vedação no caso de aplicações exigentes sempre que um desempenho confiável seja crítico para um funcionamento seguro e tempo de funcionamento maximizado.

 

Utilizado para vedações fixas, vedações labiais radiais, calafetação, revestimentos, amortecedores de vibrações, juntas de expansão, vedações" O-rings", vedantes para pistões e uma ampla variedade de formas customizadas, as suas características dinâmicas proporcionam às vedações e peças críticas um desempenho excepcional e uma vida mais longa em ambientes agressivos. Ultrapassa de longe a performance da borracha nitrílica e de outros elastômeros convencionais, devido sua maior confiabilidade, garantindo aos seus usuários menos assistência técnica – especialmente vital para aplicações em poços –otimizando os orçamentos devido uma considerável redução em manutenção.

 

Potencial em oleodutos

 

As resinas DuPont™ Pipelon® são uma família de resinas poliméricas de engenharia, concebidas para soluções em tubulações poliméricas de elevado desempenho para a indústria de petróleo e gás. Além de oferecer melhor resistência à permeação, às temperaturas e pressões mais altas e menor peso, as resinas Pipelon® foram também desenvolvidas para diminuir os custos do ciclo de vida útil da aplicação.

 

As resinas DuPont™ Pipelon® são extremamente versáteis e as suas propriedades tornam-nas extremamente adequadas para aplicações exigentes na indústria do petróleo e gás. As resinas oferecem uma elevada resistência ao impacto, fadiga, escoamento a frio e ao craqueamento devido à tensão; elevada resistência/tolerância às altas pressões e são adequadas para instalação e manuseamento em climas frios, com temperaturas de trabalho entre -40 e 115 °C.

 

As aplicações incluem: poços – para "siphon strings", injeção de CO2/produtos químicos e dutos de produção e revestimentos em tubos de aço; tubos para linhas de coleta; tubos de processamento de hidrocarbonetos, incluindo vapor, tubos flexíveis para plataformas offshore e umbilicais; assim como tubos compostos feitos de aramida DuPont™ Kevlar® , que foram concebidos para altas pressões e que são não corrosivos, leves e oferecem um custo de instalação muito baixo.

 

DuPont™ Hytrel®: o material multifunções

 

O DuPont™ Hytrel® é um material incrivelmente versátil graças às suas propriedades avançadas. A indústria do petróleo e gás utiliza as resinas Hytrel® em várias aplicações, incluindo linhas de controle e revestimento interno de tubulação, onde podem ser utilizadas para contenção de fluídos assim como para camadas anti-abrasivas para impedir falhas ou desgaste nas camadas de aço. As resinas Hytrel® são também utilizadas em capas para fios e cabos e isolamento de cabos elétricos e de instrumentação.

 

Devido a seu conjunto único de propriedades, incluindo vasta resistência aos produtos químicos, a resistência ao H2S, a resistência ao petróleo e gás e a excelente performance quanto a resistência à fadiga, as resinas DuPont™ Hytrel® têm sido utilizadas pela indústria do petróleo e gás em aplicações que requerem um elevado desempenho. Excelente candidato para substituição de termofixos e TPU, para uso em capas, isolamento, vedações, juntas, diafragmas, flutuadores e conectores tipo "bend stiffners" .

 

Dado o atual preço do petróleo, as empresas petrolíferas investem intensamente em poços novos e antigos, recorrendo aos equipamentos e instalações contemporâneas. Contudo, não se esqueceram da eficiência e economia e procuram tirar proveito das melhores soluções possíveis em termos de custos e funcionalidade. Por este motivo, dependem muito de empresas como a DuPont para desenvolver as soluções de que necessitam para atender a demanda de uma das indústrias mais exigentes a nível mundial.