2012 Issue 2: Eficiência e confiabilidade para uma produção ideal

Cabeçalho: Contornar a filtragem na irrigação

Visitar DuPont™ Zytel® nylon

  

 

O Hidrociclone, uma tecnologia estabelecida de filtragem na irrigação, foi aperfeiçoado com sucesso pela principal empresa de irrigação da Índia para tirar partido das Resinas de Nylon Zytel® DuPont™ em substituição dos componentes metálicos básicos, incluindo o corpo principal. O novo design oferece diversas vantagens graças à adoção de plásticos de engenharia, incluindo maior tempo de vida útil, maior robustez e peso geral menor.

A Automat Irrigation Pvt. Ltd., parte da Automat Industries Pvt. Ltd., que foi formada em 1972, adotou uma filosofia de apresentação de qualidade, produtos de irrigação de ponta para os clientes tanto na Índia como no resto do mundo, exportando para mais de 85 países. A empresa concebe e produz uma grande variedade de produtos de irrigação, incluindo pulverizadores, nebulizadores, dispositivos antifuga, válvulas de escape, filtros de ecrãs e discos, filtros hidrociclone, válvulas de esfera em PVC, unidades principais, sistemas Ventury e uma vasta gama de acessórios.

 

A Automat Irrigation tem sido um cliente da DuPont há vários anos, utilizando uma variedade de polímeros para os respetivos produtos, dado que tem vindo a migrar de forma regular das estruturas integralmente metálicas. No entanto, foi o novo design do filtro hidrociclone que demonstrou da forma mais capaz o valor de procurar materiais alternativos para componentes e peças tradicionalmente feitas de metais.

 

Segundo Vijay Warke, Vice-Presidente – Operações na Automat Irrigation: «Somos o maior fabricante de pulverizadores de metal (latão) da Índia. Nos últimos cinco anos temos vindo a converter muitos dos nossos produtos e componentes para o plástico, incluindo o fabrico de componentes para pulverizadores de Delrin® DuPont™, graças à sua rigidez, deslizamento e resistência ao impacto e capacidade de responder aos requisitos do design necessários para as ligações fiáveis de tubagens com gotejadores. O novo design do hidrociclone foi uma progressão natural deste trabalho e normalmente, para componentes em que a resistência é um requisito fundamental, discutimos as nossas necessidades com a DuPont.»

 

Os filtros hidrociclone utilizam a força centrífuga para separar as partículas dos líquidos, neste caso da água para irrigação, a fim de proteger as bombas, as válvulas e os outros sistemas de irrigação contra danos e fricção provocados por sólidos em suspensão. Durante o funcionamento, a água entra tangencialmente no topo do recipiente em forma de cone invertido e começa imediatamente a rodar dentro da circunferência. À medida que segue até ao fundo, é gerada força centrífuga suficiente para deslocar as partículas mais pesadas para o exterior, onde entram numa espiral descendente e podem ser removidas pelo ponto de saída, no fundo do recipiente. A restante água, isenta de partículas, desloca-se então para o eixo central do recipiente e desloca-se em sentido ascendente para o ponto de saída no topo, onde é extraída e passada para os equipamentos seguintes utilizados na micro irrigação ou irrigação com gotejadores.

 

«Concebemos o novo hidrociclone nós próprios», continua Warke, «mas assim que o molde ficou pronto e experimentámos o design, verificámos rapidamente que não estávamos a atingir o desempenho necessário em termos de força. Foi nesta fase que contactámos a DuPont, que, após uma série de visitas num espaço de seis meses, conseguiu sugerir modificações tanto quanto à qualidade do material como quanto ao posterior processamento. Aceitámos os graus à experiência sugeridos e um deles revelou-se muito eficaz. A DuPont também nos ajudou a executar testes em grande escala, o que foi importante para as garantias mundiais que pretendemos oferecer.»

 

O objetivo final do exercício de novo design consistiu em aumentar a duração das unidades ciclone e reduzir os custos gerais da vida útil. A principal questão com que as unidades feitas de metal se defrontaram foi a corrosão, que pode eventualmente levar à falha total. Os plásticos poderiam, de certeza, resolver o problema da corrosão, mas houve sempre uma preocupação quanto à resistência, especialmente quando se pensa nalgumas das forças e pressões envolvidas. Afinal, a resina de nylon Zytel® DuPont™, utilizada no novo design do hidrociclone oferecia o nível de desempenho necessário, tal como a estabilidade dimensional, a combinação extraordinária de rigidez e resistência, a tolerância em ambientes húmidos e de águas duras, associado a características de muito boa fluidez, o que tornou este material adequado para encher a peça de 2,5 kg e permitir um bom acabamento da superfície.

 

A utilização de plásticos reduziu também o peso geral da unidade, conduzindo a menor esforço de instalação do operador e menos custos de transporte para exportação. Em conclusão, é um fantástico exemplo de uma área em que o plástico ultrapassou o metal em muitos critérios diferentes e produziu múltiplas vantagens adicionais tanto para o fabricante do equipamento original como para o cliente final.

 

 

Contato:
Automat Irrigation Pvt. Ltd.
Plot No. 4-5, Sector-3A, IIE
Sidcul, Bhel, Haridwar (U.K.),
India
www.automatworld.com