2012 Issue 2: Eficiência e confiabilidade para uma produção ideal

Eficiência e confiabilidade... quando e onde realmente importa

 

 

Rene GarzaAlguém disse uma vez: «A única coisa constante na mudança é a própria mudança.» É por este motivo que as empresas devem permanecer ágeis e manter a capacidade de adaptação às mudanças globais e, posteriormente, poder aproveitar as oportunidades quando estas surgem.


Na última década observou-se uma mudança de paradigma na forma como as empresas operam e muitas das organizações orientadas à produção, deslocaram suas operações de fabricação para países com menores custos de mão-de-obra.

 

Para algumas empresas, no entanto, a mudança não é uma opção e as melhorias de produtividade precisam ser feitas no mesmo local através de uma maior eficiência e confiabilidade. E é aqui que nós entramos!

 

Nesta edição, olhamos para o que chamamos de "Produção Ideal", que classificamos como a criação de produtos duravéis de alto desempenho, fabricados com processos mais eficientes e menos dispendiosos; isto foi possível através da colaboração e desenvolvimento especializado de aplicações. O nosso conhecimento associado aos nossos materiais avançados podem realmente fazer diferença em muitas indústrias e aplicações.

 

Eficiência de processamento associada à qualidade do produto são requisitos analisados no artigo que discute a nossa tecnologia DuPont™ Viton® FreeFlow™, que é utilizada no processamento de polímeros de poliolefina, tal como o polietileno de baixa densidade linear (LLDPE) ou polietileno de alta densidade (HDPE), incluindo polímeros de polietileno de tecnologia de sítio único. Além de resolver a fratura do fundido, resultando em películas mais transparentes e de maior qualidade, os aditivos Viton® podem ainda melhorar significativamente a eficiência do processo de extrusão, diminuindo a fricção e reduzindo o acúmulo de polímeros na interface da matriz. O resultado final consiste numa maior eficiência através de ciclos de produção mais longos, menos manutenção e custos reduzidos.

 

Uma das indústrias mais exigentes no mundo é também um dos maiores usuários dos materiais da DuPont... e por razões muito boas. O artigo sobre o petróleo e gás contempla os desafios que nos são apresentados por este setor e presta especial atenção às peças em perfluoroelastômero DuPont™ Kalrez®, a poliimida DuPont™ Vespel®, o fluoroelastômero DuPont™ Viton®, o TPC-ET DuPont™ Hytrel® e as soluções de tubulações poliméricas DuPont™ Pipelon®. Em todos os casos, os materiais são aplicados em ambientes extremamente agressivos, proporcionando maior eficiência através de uma vida útil mais longa, melhor confiabilidade e maior durabilidade.

 

Provavelmente, a economia com o maior impacto sobre a eficiência é o tempo. A nossa tecnologia inovadora IMHP (In-Mold Hold Pressure – Pressão Sustentada no Molde) pode poupar até 30 % do tempo total do ciclo. Este percentual pode não parecer muito, mas em uma operação de fabricação de 24 horas, a economia de tempo anual pode ser elevada.

 

Acredito que você já captou a ideia e pode continuar, no entanto, reforço que para abordar todos os ganhos possíveis de eficiência e melhorias na confiabilidade que podem ser alcançados com a nossa ajuda, seria necessário mais do que uma única página. Assim, para não tomar mais o seu valioso tempo, considere estas aplicações e veja os resultados finais na sua empresa. Se você encontrar algo que interesse, entre em contato, pois teremos muito prazer em ajudar...da forma mais eficiente possível, é claro.