2012 Issue 2: Eficiência e confiabilidade para uma produção ideal

Reflexão na seleção de plásticos

Visitar DuPont™ Delrin®

  

 

A indústria de alimentos é uma das indústrias mais fortemente regulamentadas. As normas e regulamentos abrangem praticamente todas as etapas do ciclo de vida dos alimentos, desde a plantação, crescimento e preparação de produtos alimentares, passando pelo processamento e embalagem, até acabarem no prato do consumidor.

Uma área que é especialmente legislada é a da utilização de materiais na cadeia alimentar, especificamente quanto à sua composição, transformação e, não menos importante, o modo de produção. Reveste-se de especial interesse a potencial contaminação cruzada, em que fragmentos do material se introduzem de alguma forma no alimento. Além da discussão de formas de prevenção destas situações, existem também normas para a deteção subsequente destes casos.

 

Consciente destes fatos, a DuPont lançou dois novos grades de acetalcopolímero de média viscosidade DuPont™ Delrin®, um dos quais (FG400MTD BLA079) é detectável através de metais e o outro (FG400XRD NC010) é detectável através de raios X – em resposta aos dois principais métodos de deteção da indústria alimentícia. Ambos os materiais estão em conformidade com diversos regulamentos específicos da indústria alimentícia, incluindo as normas relevantes da FDA (Food and Drug Administration) e as normas 10/2011 e 2023/2006 (BPF) da União Européia.

 

As aplicações nas quais se exige conformidade para contato com alimentos e facilidade de detecção incluem: componentes de equipamento de processamento de alimentos; equipamentos de manipulação de materiais, tais como esteiras transportadoras e silos; ferramentas de manipulação de alimentos, tais como cortadores, pás e raspadores; e formas e moldes para chocolate e outros alimentos.

 

Nestas aplicações, os novos grades oferecem várias vantagens aos transformadores de produtos alimentares. Em primeiro lugar, poderão substituir peças normalmente feitas de metal, graças ao Delrin® que preenche a lacuna entre os metais e os plásticos normais, com a sua combinação única de resistência à deformação (creep) , resistência, rigidez, dureza, baixo desgaste e baixo atrito. Esta substituição pode resultar em melhorias ergonômicas graças à equipamentos mais leves e sistemas mais silenciosos devido à redução das emissões sonoras em comparação com os equivalentes metálicos.

 

Em segundo lugar, oferecem segurança, dado que um grânulo de 3 mm de Delrin® pode ser detetado normalmente através dos sistemas de inspeção padrão. Istoirá ajudar a reduzir o risco de queixas devido a contaminação de partículas, mantendo e suportando o consumidor e o valor da marca.

 

O Delrin® proporciona outras formas potenciais de economia, incluindo: redução de custos e manutenção com base em um design melhorado e integração funcional; redução do consumo de energia devido aos componentes mais leves e intervalos de substituição mais longos com base em excelentes propriedades de desgaste/atrito. Normalmente, o Delrin® não necessita de lubrificação adicional, resultando em mecanismos silenciosos e duradouros, e conduzindo a um ambiente de trabalho mais limpo e agradável. É também muito resistente aos agentes de limpeza e apresenta um excelente comportamento em ambientes de choque térmico.

 

Uma empresa que já constatou as vantagens de um destes novos grades foi a Mure & Peyrot, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de facas, lâminas e acessórios para a fabricação e encapsulamento de para-brisas, e o líder francês em corte e rebarbagem de plásticos flexíveis e rígidos e em facas de segurança e lâminas industriais.

 

"Somos apenas uma pequena empresa", explica Bernard Peyrot, CEO, "mas temos uma ampla presença global, vendendo os nossos produtos para uma grande variedade de indústrias em mais de 80 países." Efetivamente, a lista de clientes da Mure & Peyrot parece o «Quem é Quem» das empresas de primeira... desde grandes fornecedores da indústria automotiva, passando por fabricantes de produtos de utilidade doméstica e de cuidados de saúde, até algumas das maiores empresas de laticínios e produtos de confeitaria.

 

"Nós costumávamos ter um grande fornecedor na Europa para as resinas de acetal que utilizamos para moldar os cabos de nossoscortadores e facas, mas no pouco tempo em que temos utilizado o novo grade Delrin®, o seu desempenho convenceu-nos a passar exclusivamente para a DuPont e estamos muito satisfeitos com esta relação", disse Bernard Peyrot. "Os nossos clientes na indústria alimentícia estão satisfeitos com os nossos produtos que utilizam o material da DuPont, clientes que incluem uma grande empresa norte-americana de latíciniose fabricantes de marcas conhecidas tanto de produtos de confeitaria como de cuidados de saúde.»

 

Bernard Peyrot elogia também o Delrin pela repetição dos resultados. "Com o nosso material antigo, nunca estávamos absolutamente 100 % confiantes da possibilidade de deteção dos materiais. No entanto, o novo grade Delrin® parece proporcionar uma dispersão muito mais uniforme do reforço e, por conseguinte, resultados muito mais uniformes. Confiamos bastante nas suas propriedades.»

 

 

Contato:
Mure & Peyrot
25 Rue Roger TOUTON,
BP 50120 33041 BORDEAUX CEDEX FRANCE
www.mure-peyrot.com