2012 Issue 2: Eficiência e confiabilidade para uma produção ideal

Auxiliares de processamento de polímeros proporcionam claras vantagens

Visitar DuPont™ Viton® FreeFlow™

  

 

Os auxiliares de processamento de polímeros DuPont™ Viton® FreeFlow™ proporcionam aos usuários um cenário em que todos ganham. Eles ajudam a melhorar o aspeto visual de filmes plásticos e ainda ajudam no processamento, reduzindo o atrito e o cisalhamento, eliminando assim a fratura do fundido e reduzindo os depósitos na saída da matriz de extrusão.

Com o crescimento na utilização de filmes de polietileno ano após ano , especialmente na indústria de alimentos, devido ao aumento da demanda associado a padrões de migração da população, a estética e a eficiência de processamento estão se tornando cada vez mais importantes. As principais marcas do setor têm de garantir que os seus produtos são apresentados da forma visualmente mais apelativa , procurando constantemente por operações produtivas mais eficientes.

 

O Viton® FreeFlow™ da DuPont foi desenvolvido principalmente para melhorar o processamento das resinas poliolefínicas, tais como polietileno de baixa densidade linear (PEBDL) e o polietileno de alta densidade (PEAD), incluindo polímeros de polietileno de tecnologia de sítio único. No entanto, pode ter um bom desempenho numa variedade de outros polímeros e blendas não polares. Além de eliminar a fratura do fundido e melhorar o processamento, os auxiliares de processamento de polímeros Viton® FreeFlow™ podem também ajudar a reduzir os custos operacionais, aumentar a produtividade, melhorar controle de espessura, aumentar a a resistência do fundido, melhorar a estabilidade do balão e reduzir a necessidade de mistura. O Viton® FreeFlow™ pode ainda ser utilizado em conjunto com polímeros de tecnologia de sítio único (isto é, resina PE com tecnologia metaloceno), produzindo melhorias significativas do desempenho durante o processamento. Com base nos resultados de pesquisas laboratoriais realizadas pela DuPont, as resinas com os auxiliares de processamento de polímeros Viton® FreeFlow™ foram processadas a uma temperatura de fusão inferior em 25 °C com a mesma pressão na matriz. Isto se traduz em uma maior resistência do fundido e um resfriamento mais rápido para condições de processamento ideais.

 

Os auxiliares de processamento de polímeros Viton® FreeFlow™ funcionam com base na melhoria dos processos de extrusão, através do revestimento do interior do cilindro da extrusora e da matriz com uma película antiaderente microscopicamente fina. Este revestimento reduz o atrito entre o polímero processado e a superfície metálica no interior do cilindro da extrusora/matriz, permitindo que a extrusão flua livremente e mais rapidamente através do orifício da matriz. Estas propriedades antiaderentes também reduzem os depósitos de polímero na saída da matriz, conhecido na indústria como die build-up (DBU).

 

Os auxiliares de processamento de polímeros Viton® FreeFlow™ têm sido submetidos a aperfeiçoamentos constantes desde o seu lançamento, com produtos da família Z Technology™ lançada recentemente, apresentando um desempenho significativamente superior aos auxiliares de processamento de polímeros convencionais. Segundo Tony G. Dorta, Gestor Global de Mercadol, Viton® FreeFlow™: « Nossa mais recente família Z Technology™ , que tira proveito da tecnologia patenteada desenvolvida pela DuPont, oferece maior desempenho e eficiência notável com um nível de utilização muito mais baixo, normalmente entre 30 % e 50 % menos quando comparado com os auxiliares de processamento de polímeros disponíveis no mercado. Bem como um produto final esteticamente mais atraente, menos depósito na matriz, que leva à redução de refugos que finalmente se traduz em maior economia.

 

Nós vamos continuar a desenvolver e fazer crescer a família de produtos de auxiliares de processamento de polímerosDuPont™ Viton® FreeFlow™,» acrescenta Dorta, «pesquisando melhores reologias com os fluoelastômeros Viton®, agentes interfaciais eficientes e tamanho de partícula ideal para o revestimento da matriz. Assim, proporcionaremos novas oportunidades e múltiplas vantagens para os usuários finais através de novas melhorias no desempenho e maior flexibilidade no processamento em uma ampla gama de condições de extrusão.

 

Os auxiliares de processamento de polímeros Viton® FreeFlow™ são fornecidos em pó granulado, embalado em sacos de 20 kg. Caso os seus sistemas de alimentação requeiram grânulos ou para opções de outras de embalagens , entre em contato com seu representante DuPont. .