Os Milagres da Ciência

Selecionar Indústria


Fluido Refrigerante - "Gás Refrigerante"


Fluido refrigerante, conhecido popularmente como “gás refrigerante”, é um produto químico responsável pelas trocas térmicas nos sistemas de refrigeração e climatização. Esse composto, pela propriedade que possui de passar de líquido a gás, e vice-versa, é capaz de absorver calor, resfriando um ambiente de maneira controlada.

O motivo de ser comumente chamado de gás refrigerante é que, para absorver o calor do ambiente e resfriá-lo, ele passa da fase líquida para a gasosa, uma vez que evapora ao absorver calor e liquefaz ao perder calor. Assim, na maioria dos casos, não é possível ver o produto na fase líquida em temperatura ambiente.

A sua composição molecular varia de acordo com a aplicação, e por isso existem diversos tipos de fluidos refrigerantes. Há os fluidos refrigerantes halogenados, amônia, dióxido de enxofre, dióxido de carbono e hidrocarbonetos não halogenados, tais como o metano.



A DuPont comercializa somente fluidos refrigerantes halogenados, os quais destacam-se na performance para equipamentos de climatização, refrigeração e também para ar condicionado automotivo.



Veja quais são os fluidos refrigerantes da DuPont e suas aplicações.