Os Milagres da Ciência

Selecionar Indústria


Como alcançar a eficiência energética em Câmaras Frias

A refrigeração industrial é de fundamental importância para o frio alimentar, sendo a câmara fria, um dos equipamentos mais conhecidos e importantes deste mercado. Mas apesar de ser um equipamento largamente utilizado, muitos desconhecem os aspectos essenciais para que ocorra a redução dos custos com energia elétrica.

Caracterizadas por um elevado isolamento térmico, as câmaras de baixa temperatura mantêm no seu interior as temperaturas necessárias para a conservação a longo prazo dos produtos congelados. Por esse motivo, é de grande importância que a definição da temperatura de trabalho e da carga térmica ocorra antes do projeto no qual a câmara fria estará sujeita. Com esses parâmetros bem definidos, o consumo de energia será adequado à potência frigorífica.

Além disso, outras características podem auxiliar no combate ao consumo excessivo de energia elétrica, como: não ultrapassar a capacidade máxima de armazenagem dos produtos ao qual a câmara fria foi dimensionada; não misturar os produtos a serem conservados no interior das câmaras; não deixar a porta de uma câmara fria aberta por períodos longos; não obstruir a circulação do ar na saída dos evaporadores; entre outras.

Através do balanço entre a escolha dos materiais construtivos mais adequados, da elaboração de um projeto correto, do cuidado na montagem, da supervisão da operação, bem como da escolha do fluido refrigerante a ser utilizado, é que se pode alcançar a potência desejada junto a redução do consumo de energia elétrica.

O DuPont ISCEON® MO79 proporciona capacidade de refrigeração semelhande ao do R22  em sistemas de baixa temperatura. Além de ser compatível com os lubrificantes a base de Óleo Mineral (OM), Alquilbenzeno (AB) ou Poliól Éster (POE), não apresenta potencial de degradação da camada de ozônio e sua utilização não será interrompida devido ao Protocolo de Montreal. Clique aqui eu saiba como ISCEON® MO79 proporciona Retrofit fácil, rápido e de baixo custo.